Existe uma forte conexão entre a educação da música e o desenvolvimento das habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem-sucedidas na vida Autodisciplina, coordenação, capacidade de memorização e de concentração são valorizadas e desenvolvidas com o estudo de música. Estas qualidades vão acompanhar as crianças em qualquer caminho que escolham para a sua vida. A aprendizagem da música pode ter uma grande influência na formação dos mais pequenos que é apenas secundada pelo amor dos pais. É também uma das formas de proporcionar uma fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal. A aprendizagem de música para bebés e crianças é um excelente primeiro passo. A criança precisa de ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois é pelo órgão da audição que ela possui o contacto com fenómenos sonoros e com o som. Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades. Desta forma é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver a sua memória e atenção. A música é um importante fator na aprendizagem. Desde que nascem, os bebés já ouvem música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como ‘cantiga de embalar’. Quando bem trabalhada, a música desenvolve também o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve aproveitar-se esta tão rica atividade educacional em casa e na escola. As experiências musicais, no início da infância, têm o poder de causar impacto em todas as áreas do desenvolvimento da criança. Para compreender a relação entre a música e o desenvolvimento físico, sócio-emocional e cognitivo da criança, é importante reconhecer que as experiências sensoriais são a base de todas as aprendizagens na infância. As crianças que aprendem a tocar um instrumento musical conquistam um veículo de expressão criativa, fomentando a desinibição necessária a uma vida salutar e feliz. Também se podem observar benefícios evidentes que vão ajudar essas crianças enquanto estudantes e depois enquanto membros ativos da sociedade. Através da educação musical todos as crianças irão tomar contacto com a disciplina de aprendizagem, obtenção de resultados decorrentes da prática e estudo, vão desenvolver capacidades de resolução de problemas, confrontam as suas capacidades de forma diária, potenciam a sua autoconfiança e responsabilidade. Aprender música tem um manancial de vantagens: - Treino da persistência. É um conceito que é complexo de demonstrar a uma criança pois com poucos anos de vida e perceção causal reduzida não se torna fácil que assimilem a ideia de trabalho continuado. Na música tudo é causa-efeito! De uma semana para outra observam-se resultados mediante a quantidade e a qualidade do estudo desenvolvido. - Desenvolver a capacidade de resolução de problemas e autoanálise que é vital para qualquer individuo tornar o seu potencial em real valor. Praticar música é sempre um processo de resolução de problemas e autoanálise derivado da ação de observar a sua performance, identificando os erros e raciocinando sobre soluções para os mesmos. - Acreditar nos resultados do estudo e trabalho é fundamental para qualquer pessoa com sucesso. A educação musical irá trazer um conceito vital: “Não há nenhuma passagem musical que não seja possível de fazer corretamente com trabalho, prática, estudo e paciência.” - A beleza da música é que alia uma grande necessidade de coordenação motora e destreza, com o lado científico da teoria musical, com a criatividade e a expressividade: na música o individuo utiliza as suas capacidades motoras, intelectuais e emocionais! - De outras vantagens podemos evidenciar a potenciação da capacidade de raciocínio e memória, entendimento cultural, confiança em si mesmo e numa equipa de trabalho, metodologia de estudo e interação social. “Todo o estudante deve ser instruído nas artes". Os programas de “música nas escolas” ajudam as nossas crianças e comunidades de forma real e substancial, com metodologias adequadas aos novos ritmos de aprendizagem e a novas metodologias de trabalho, além da diversão que é necessária criar em aula para se obter a maior taxa de retenção possível e um salutar ambiente em aula. Os benefícios da instrução musical podem ser agrupados em quatro categorias: Sucesso na sociedade! Sucesso na escola! Sucesso intelectual! Sucesso na vida! Os benefícios manifestos da instrução na música são motivos claros de que devemos dar um suporte significativo e em todos os níveis para o estudo sistemático desta arte. Todos os pais de alunos ou professores de música podem atestar o quanto o seu estudo ajudou ou ajuda as crianças, tornando-as melhores alunos em assuntos gerais. As habilidades desenvolvidas com esta disciplina são ainda transferidas para as outras áreas como: habilidade cognitiva, na comunicação, disciplina e organização. Uma outra coisa importante é que praticando o “tocar em grupo” com os colegas, as crianças aprendem a trabalhar no ambiente escolar. Ou seja, aprendem a trabalhar em equipa! O sucesso na escola e na sociedade depende de um conjunto de habilidades. Sem tentar resolver o intenso debate sobre a natureza da inteligência como uma habilidade básica, nós podemos visualizar que a intelectualidade de uma criança é desenvolvida e reforçada com a instrução musical. Está mais do que comprovado que o estudo da música torna as crianças mais “espertas”. O que é novo e especialmente interessante, entretanto, é a combinação dos estudos “exatos e clássicos” e “pioneiros e novos” no campo neurológico, que mostram como o estudo da música pode contribuir para o desenvolvimento do cérebro. Certamente que cada um de nós deseja para as nossas crianças o sucesso em todas as áreas da vida. Deseja que elas sejam saudáveis e bem-sucedidas. O estudo da música traz benefícios incontáveis aos indivíduos durante toda a vida, desde psicológicos, espirituais e físicos. A música incentiva a autodisciplina e a perseverança, traços que possuem todos aqueles que têm êxito nas suas vidas profissionais. Criar e executar música promove a autoexpressão e dá-nos um prazer muito grande, bem como aos outros. Na medicina, os relatórios publicados demonstram que a música tem um efeito “curador” nos pacientes. Por todas estas razões, podemos dizer que a instrução da música merece uma sustentação forte no nosso sistema educacional, em conjunto com as outras artes, ciências e os desportos. A música tem a capacidade de aproximar as pessoas, povos e línguas. Leonard Bernstein, famoso compositor e maestro, diz que a música é “enriquecedora e enobrece o homem”. Texto elaborado e compilado por: Pedro Duarte, professor e diretor geral da Escola de Música do Monte Abraão, Yamaha Music School
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