O autismo é um termo para um grupo de distúrbios complexos do desenvolvimento cerebral caracterizado, em graus variados, pelas dificuldades de interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamentos repetitivos. Eles podem ser associados com deficiência intelectual, dificuldades na coordenação motora, atenção e problemas de saúde físicos, tais como o sono e perturbações gastrintestinais. Cada indivíduo com autismo é único. Muitos dos que estão no espectro do autismo têm habilidades excecionais: habilidades visuais, musicais e habilidades académicas. Cerca de 40 por cento têm habilidades intelectuais dentro da média ou acima da média. Outras pessoas com autismo têm uma incapacidade significativa e são incapazes de viver independentemente. Cerca de 25 por cento dos indivíduos com Síndrome de Asperger são não-verbais, mas podem aprender a comunicar através de outros meios. A intervenção precoce tem um papel fundamental no desenvolvimento destas crianças. Aumentar a consciencialização do autismo é um aspecto fundamental do nosso trabalho e onde todos desempenham um papel de valor inestimável. O autismo no Mundo O Centro Americano para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) identificou que uma em cada 88 crianças norte-americanas tem alguma perturbação do espectro do autismo - uma prevalência 10 vezes superior em 40 anos. Uma cuidadosa investigação mostra que este aumento só é parcialmente explicado pela melhoria do diagnóstico e da consciencialização. A título de comparação, este número é superior ao número de crianças afetadas com diabetes, SIDA, cancro, paralisia cerebral, fibrose cística, distrofia muscular ou síndrome de Down, todos combinados. O autismo afeta mais de dois milhões de pessoas nos EUA e dezenas de milhões em todo o mundo. Além disso, as estatísticas governamentais sugerem que as taxas de prevalência aumentam 10 a 17 por cento anualmente nos últimos anos. Não há explicação oficial para este aumento contínuo, embora o melhor diagnóstico e influências ambientais são muitas vezes consideradas duas das principais razões. O programa Son-Rise Desde 1983, o Autism Treatment Center of America tem fornecido programas de formação inovadores para mais de 25 mil pais e profissionais de mais de 85 países que cuidam de crianças com autismo e outras dificuldades de desenvolvimento, permitindo que melhorem drasticamente em todas as áreas de aprendizagem, desenvolvimento a comunicação. Oferece técnicas de ensino, estratégias e princípios, altamente eficazes, para a conceção, implementação e manutenção de um estimulante programa de interação de um para um, centrado na criança. Este programa foi o primeiro a sugerir que crianças com estes diagnósticos tinham um potencial extraordinário para crescer e recuperar. O Programa Son-Rise inovou uma modalidade de tratamento educacional que incluía juntar-se à criança em vez de ir contra elas, e atreveu-se a sugerir que o respeito e carinho profundo seriam o fator mais importante, afetando a motivação da criança para aprender. Histórias de recuperação
Alguns pais portugueses de crianças com autismo, após algumas experiências frustrantes com várias terapias (ligado a diferentes escolas de psiquiatria e psicologia - a maioria dos quais foram baseados no condicionamento simples de comportamento das crianças), implementou o Programa The Son-Rise Program método que apresenta uma nova abordagem ao autismo. Depois de observar resultados surpreendentes num curto período de tempo nos seus filhos, decidiram criar a Associação Vencer Autismo para permitir que outras famílias na mesma situação, obtivessem mais informações e pudessem ter acesso mais facilitado a esta abordagem. Esta Associação organiza com frequência formações em Portugal Para mais informações: e-mail: [email protected] ou no website: www.vencerautismo.org; www.son-rise.org
Raun Kaufman (a primeira criança recuperada de autismo severo com o Programa Son-Rise)
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