![]() © Borys2001 | Stock Free Images & Dreamstime Stock Photos Durante o 1º Ciclo as crianças deverão desenvolver as suas capacidades expressivas através da utilização de diferentes materiais e técnicas, alargando o campo de experiências e o domínio de outras linguagens expressivas Salvaguardando sempre o respeito pela expressividade plástica das crianças, essas actividades poderão partir das solicitações e interesses dos alunos ou de propostas pelo professor (ou adulto). Estarão normalmente associadas à concretização de projectos individuais ou de grupo e, com frequência, ligados a trabalhos desenvolvidos noutras áreas. Recorte, colagem e dobragem • Explorar as possibilidades de diferentes materiais: - Elementos naturais, lãs, cortiça, tecidos, objetos recuperados, jornal, papel colorido, ilustrações… rasgando, desfiando, recortando, amassando, dobrando… procurando formas, cores, texturas, espessuras… • Fazer composições colando: - Diferentes materiais rasgados, desfiados... - Diferentes materiais cortados... - Diferentes materiais recortados... • Fazer composições colando mosaicos de papel • Fazer dobragens • Explorar a terceira dimensão, a partir da superfície (destacando figuras e pondo-as de pé, abrindo portas…) Impressão • Estampar a mão, o pé… • Estampar elementos naturais • Fazer monotipias • Fazer estampagem de água e tinta oleosa • Estampar utilizando moldes — positivo e negativo — feitos com cartão, plástico… • Imprimir com carimbos (feitos em vegetais, cortiça…) • Imprimir utilizando o limógrafo Tecelagem e costura • Utilizar, em tapeçarias, diferentes materiais: tecidos, tiras de pano, lãs, botões, cordas,elementos naturais • Desfazer diferentes texturas:tecidos, malhas, cordas, elementos naturais… • Entrançar • Bordar (pontos simples) • Tecer em teares de cartão • Tecer em teares de madeira (simples) • Colaborar em tapeçarias de elementoscosidos, elaborados a partir de desenhos imaginados pelas crianças Fotografia e audiovisuais • Utilizar a máquina fotográfica para a recolhade imagens • Construir sequências de imagens • Associar às imagens, sons (montagens audiovisuais simples) Cartazes • Fazer composições com fim comunicativo (usando a imagem, a palavra, a imageme a palavra): recortando e colando elementos desenhando e escrevendo, imprimindo e estampando. Nota. Algumas destas atividades podem igualmente adaptar-se ao pré-escolar.
0 Comentários
O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.
Deixe uma resposta. |
Artigos
Tudo
Arquivo |