Fotos: AMG É verão e o mar e a praia inspira-nos para uma brincadeira... com papel. Siga esta ideia de Ana de Mesquita Guimarães (krafter; formadora) Material necessário - 5 folhas de cartolina (vários tons de azul, vermelho e branco) - 1 folha de K-line A4 3 mm branco - 1 folha de microcanelado castanho - Régua, tesoura, X-ato, cola quente, lápis, borracha, tábua de corte. - Materiais de decoração a gosto NOTA. Se fizer esta atividade em conjunto com uma criança, não se esqueça de usar tesouras de pontas redondas. As atividades com X-ato e cola quente (que também poderá ser substituída por cola própria para papel e neste caso conte com mais tempo de secagem) deverão ser exclusivamente realizadas por um adulto. Como fazer Passo 1. Dividir a folha de K-line conforme o desejado, sendo que uma parte será para o mar e a outra para o céu. Colar o K-line, se necessário. Passo 2. Cortar as folhas conforme a altura desejada como se vê na imagem, intercalando os tons das folhas. Deverá deixar 1,5 cm de base que posteriormente irão ser colados ao k-line. Passo 3. Desenhar as ondas em cada folha, certificando-se dos tamanhos de cada uma. Passo 4. Colar tudo, tapando o K-line com as bases de cada folha. Passo 5. Faça um barco de papel e corte uma base de K-line, recortando uma extremidade para colocar o barco conforme demonstrado na foto. Assim poderá movimentar o barco no cenário. Passo 6. Desenhe uma montanha na cartolina microcanelada castanha na face lisa, deixando 1,5 cm à volta. Recorte, criando pequenos cortes para facilitar a dobragem, e cole. Recorte dois cones vermelhos e um branco, encaixando-os alternadamente para fazer o farol. No último cone recorte 2 ou 3 janelas (pequenos quadrados). Passo 7. Decore a gosto. Na imagem foram usados spray (neve artificial), esferovite e conchas. Tempo de Execução: 1 hora | Grau de Dificuldade: Médio | Custo: k-line (0,50 €) ; folhas de cartolina (0,19€/cada);
1 评论
Antes de deitar fora um livro velho... Aproveite algumas folhas. Dobre-as cuidadosamente com o mesmo tamanho e cole-as sobre uma base de cartolina preta, recortando e colando o nariz como se vê na imagem, bem como uns olhinhos. Cole-os também e já está! Um ouriço para divertir a pequenada... Imagem: © Sandra van der Steen - Fotolia.com © Borys2001 | Stock Free Images & Dreamstime Stock Photos Durante o 1º Ciclo as crianças deverão desenvolver as suas capacidades expressivas através da utilização de diferentes materiais e técnicas, alargando o campo de experiências e o domínio de outras linguagens expressivas Salvaguardando sempre o respeito pela expressividade plástica das crianças, essas actividades poderão partir das solicitações e interesses dos alunos ou de propostas pelo professor (ou adulto). Estarão normalmente associadas à concretização de projectos individuais ou de grupo e, com frequência, ligados a trabalhos desenvolvidos noutras áreas. Recorte, colagem e dobragem • Explorar as possibilidades de diferentes materiais: - Elementos naturais, lãs, cortiça, tecidos, objetos recuperados, jornal, papel colorido, ilustrações… rasgando, desfiando, recortando, amassando, dobrando… procurando formas, cores, texturas, espessuras… • Fazer composições colando: - Diferentes materiais rasgados, desfiados... - Diferentes materiais cortados... - Diferentes materiais recortados... • Fazer composições colando mosaicos de papel • Fazer dobragens • Explorar a terceira dimensão, a partir da superfície (destacando figuras e pondo-as de pé, abrindo portas…) Impressão • Estampar a mão, o pé… • Estampar elementos naturais • Fazer monotipias • Fazer estampagem de água e tinta oleosa • Estampar utilizando moldes — positivo e negativo — feitos com cartão, plástico… • Imprimir com carimbos (feitos em vegetais, cortiça…) • Imprimir utilizando o limógrafo Tecelagem e costura • Utilizar, em tapeçarias, diferentes materiais: tecidos, tiras de pano, lãs, botões, cordas,elementos naturais • Desfazer diferentes texturas:tecidos, malhas, cordas, elementos naturais… • Entrançar • Bordar (pontos simples) • Tecer em teares de cartão • Tecer em teares de madeira (simples) • Colaborar em tapeçarias de elementoscosidos, elaborados a partir de desenhos imaginados pelas crianças Fotografia e audiovisuais • Utilizar a máquina fotográfica para a recolhade imagens • Construir sequências de imagens • Associar às imagens, sons (montagens audiovisuais simples) Cartazes • Fazer composições com fim comunicativo (usando a imagem, a palavra, a imageme a palavra): recortando e colando elementos desenhando e escrevendo, imprimindo e estampando. Nota. Algumas destas atividades podem igualmente adaptar-se ao pré-escolar.
|
Artigos
Tudo
Arquivo |