O Halloween é uma festa relativamente recente entre nós. Também conhecida pelo Dia das Bruxas, celebra-se todos os anos a 31 de outubro. Uma tradição que terá tido origem nas crenças do povo celta que acreditava que neste dia os espíritos vinham à terra. Isto deu origem a uma série de rituais e símbolos levados mais tarde para os Estados Unidos, que os popularizaram, e hoje em dia transformados em brincadeira. Ana de Mesquita Guimarães inspirou-se no tema e criou estes três objetos: - Lanterna St. Martin. Feita com tiras de cartolina e uma vela de pilha lá dentro - Trick-or-treat (Travessuras ou gostosuras) bag. Decorado com um laço de fita e um morcego de cartolina. Para chocolates, rebuçados ou gomas - Sweet pumpkin. Bola de plástico transparente com "miolo" de papel de seda esfiapado que "esconde" gomas ou outros doces.
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Qualquer massa de modelar, entre elas a plasticina, é um ótimo material para desenvolver a criatividade e sobretudo a motricidade fina. Esta é uma competência essencial para desempenhar tarefas tão simples como pegar num lápis ou usar uma tesoura e deve ser fomentada deste a mais tenra idade. Existe um infindável número de atividades que ajudam a treiná-la, como por exemplo rasgar papel cada vez em pedacinhos mais pequenos e de preferência fazendo colagens, realizar recortes com uma tesoura (sempre de pontas redondas, não esquecer), modelar figuras com materiais moldáveis como o barro, plasticina, etc., perfurar, entre outras. Mas atenção, em crianças muitos pequenas, a maioria destes trabalhos deve ser supervisionado por um adulto. Posto isto, deixamos aqui algumas ideias para trabalhar uma massa de modelar. Esta permite amassar, apertar, esticar, enrolar, cortar, modelar... e, ao mesmo tempo, desenvolver o reconhecimento das cores. Para este dia dos avós, duas crianças com síndrome de Asperger realizaram estas "prendinhas": O "frasquelio" para o doce é um trabalho no qual se aproveitaram várias sobras (papel, tecido...), usando-se pinta-bolas para a decoração e tesoura de recorte. O conjunto da azeitoneira e respetiva base para os caroços foi executado através da modelagem. À parte o ludismo, estes trabalhos permitem exercitar a coordenação motora, a perceção visual e a tátil, a memória. Coordenação de Paula AF A pintura em tecido (com tintas apropriadas) e algumas aplicações (vendidas em lojas da especialidade) fazem "milagres" naquela roupa de deixa de servir mas que pode passar para a irmã... Ideia e realização de Paula AF.
Fotos: AMG É verão e o mar e a praia inspira-nos para uma brincadeira... com papel. Siga esta ideia de Ana de Mesquita Guimarães (krafter; formadora) Material necessário - 5 folhas de cartolina (vários tons de azul, vermelho e branco) - 1 folha de K-line A4 3 mm branco - 1 folha de microcanelado castanho - Régua, tesoura, X-ato, cola quente, lápis, borracha, tábua de corte. - Materiais de decoração a gosto NOTA. Se fizer esta atividade em conjunto com uma criança, não se esqueça de usar tesouras de pontas redondas. As atividades com X-ato e cola quente (que também poderá ser substituída por cola própria para papel e neste caso conte com mais tempo de secagem) deverão ser exclusivamente realizadas por um adulto. Como fazer Passo 1. Dividir a folha de K-line conforme o desejado, sendo que uma parte será para o mar e a outra para o céu. Colar o K-line, se necessário. Passo 2. Cortar as folhas conforme a altura desejada como se vê na imagem, intercalando os tons das folhas. Deverá deixar 1,5 cm de base que posteriormente irão ser colados ao k-line. Passo 3. Desenhar as ondas em cada folha, certificando-se dos tamanhos de cada uma. Passo 4. Colar tudo, tapando o K-line com as bases de cada folha. Passo 5. Faça um barco de papel e corte uma base de K-line, recortando uma extremidade para colocar o barco conforme demonstrado na foto. Assim poderá movimentar o barco no cenário. Passo 6. Desenhe uma montanha na cartolina microcanelada castanha na face lisa, deixando 1,5 cm à volta. Recorte, criando pequenos cortes para facilitar a dobragem, e cole. Recorte dois cones vermelhos e um branco, encaixando-os alternadamente para fazer o farol. No último cone recorte 2 ou 3 janelas (pequenos quadrados). Passo 7. Decore a gosto. Na imagem foram usados spray (neve artificial), esferovite e conchas. Tempo de Execução: 1 hora | Grau de Dificuldade: Médio | Custo: k-line (0,50 €) ; folhas de cartolina (0,19€/cada);
Antes de deitar fora um livro velho... Aproveite algumas folhas. Dobre-as cuidadosamente com o mesmo tamanho e cole-as sobre uma base de cartolina preta, recortando e colando o nariz como se vê na imagem, bem como uns olhinhos. Cole-os também e já está! Um ouriço para divertir a pequenada... Imagem: © Sandra van der Steen - Fotolia.com © Borys2001 | Stock Free Images & Dreamstime Stock Photos Durante o 1º Ciclo as crianças deverão desenvolver as suas capacidades expressivas através da utilização de diferentes materiais e técnicas, alargando o campo de experiências e o domínio de outras linguagens expressivas Salvaguardando sempre o respeito pela expressividade plástica das crianças, essas actividades poderão partir das solicitações e interesses dos alunos ou de propostas pelo professor (ou adulto). Estarão normalmente associadas à concretização de projectos individuais ou de grupo e, com frequência, ligados a trabalhos desenvolvidos noutras áreas. Recorte, colagem e dobragem • Explorar as possibilidades de diferentes materiais: - Elementos naturais, lãs, cortiça, tecidos, objetos recuperados, jornal, papel colorido, ilustrações… rasgando, desfiando, recortando, amassando, dobrando… procurando formas, cores, texturas, espessuras… • Fazer composições colando: - Diferentes materiais rasgados, desfiados... - Diferentes materiais cortados... - Diferentes materiais recortados... • Fazer composições colando mosaicos de papel • Fazer dobragens • Explorar a terceira dimensão, a partir da superfície (destacando figuras e pondo-as de pé, abrindo portas…) Impressão • Estampar a mão, o pé… • Estampar elementos naturais • Fazer monotipias • Fazer estampagem de água e tinta oleosa • Estampar utilizando moldes — positivo e negativo — feitos com cartão, plástico… • Imprimir com carimbos (feitos em vegetais, cortiça…) • Imprimir utilizando o limógrafo Tecelagem e costura • Utilizar, em tapeçarias, diferentes materiais: tecidos, tiras de pano, lãs, botões, cordas,elementos naturais • Desfazer diferentes texturas:tecidos, malhas, cordas, elementos naturais… • Entrançar • Bordar (pontos simples) • Tecer em teares de cartão • Tecer em teares de madeira (simples) • Colaborar em tapeçarias de elementoscosidos, elaborados a partir de desenhos imaginados pelas crianças Fotografia e audiovisuais • Utilizar a máquina fotográfica para a recolhade imagens • Construir sequências de imagens • Associar às imagens, sons (montagens audiovisuais simples) Cartazes • Fazer composições com fim comunicativo (usando a imagem, a palavra, a imageme a palavra): recortando e colando elementos desenhando e escrevendo, imprimindo e estampando. Nota. Algumas destas atividades podem igualmente adaptar-se ao pré-escolar.
Baseado num jogo popular, em que o equilíbrio é fundamental. Feito com materiais de reciclagem Materiais: 2 pratos plásticos; pincéis; tintas acrílicas não tóxicas; missangas de madeira; folha de alumínio; cola não tóxica; 2 pauzinhos chineses; sobras de papel colorido; uma bola de Natal danificada; sobras de tecido. Execução: pintar os pratos de acordo com as cores preferidas, deixar secar muito bem e decorar a gosto com as missangas com a cola.Colar as sobras de tecido na bola de Natal. Pintar os pauzinhos de chineses e deixar secar a bola e os pauzinhos. Para os mais pequenotes deixá-los executar uma bola com folha de alumínio e "sujarem" as mãos para pintarem a bolinha. Ajudar a revestir os garfos com as sobras de papel colorido e eis o jogo pronto. Objectivo: apanhar a bola e transportá-la de um prato para outro sem cair. Os mais velhos podem realizar vários movimentos no ar, sempre sem deixar cair a bola. Que divertido é! Estimula a coordenação motora, a atenção e o raciocínio. Por Paula AF (artista plástica) Uma corda de saltar persona-lizada com as cores e desenhos que a criança mais gostar, tendo como base duas embalagens de iogurte líquido Materiais: Corda (vendida a metro); duas embalagens de iogurte líquido e respectivas tampas, tintas acrílicas, pincel, pinta-bolas. Como fazer 1. Pintar as embalagens de iogurte com a tinta acrílica amarela. 2. Com a ajuda do pinta-bolas e tinta vermelha e brnaca, fazer os desenhos, a gosto. Deixar secar. 3. Este passo deve ser realizado por um adulto e tem como finalidade furar as tampas por onde irá passar a corda. Um pequeno ferro, por exemplo um prego, e um isqueiro bastam para conseguir o efeito desejado. 4. A seguir é só passar a corda pelos furos, rematar com um nó e pôr a tampa no seu sítio. Já está! Coordenação: Paula AF (artista plástica) |
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