Imagem: BigStockPhoto Álbum e Livro Ilustrado Estão sobretudo indicados para crianças muito pequenas e dividem-se em álbum puro e em livro profusamente ilustrado. Desempenham um função essencial ao possibilitarem o primeiro contacto/relação com o livro e as representações do mundo. Configuram-se sob o modelo de lista (objetos, situações...) ou narrativo (que contam uma história mas centrada numa imagem isolada). Proporciona descobertas ao nível do "eu" ou do"eu com o mundo e com os outros". Livro-documentário Estes livros têm um cariz essencialmente informativo e de divulgação sobre o mundo. Podem assumir características de álbum ou de livro ilustrado. À semelhança dos anteriores podem ser uma lista de imagens ou uma narração. Foram originalmente considerados livros "úteis" ou para "instrução" sobre várias áreas do conhecimento. Têm uma tripla função: lúdica, informativa e relacional. Associam-se a objetivos pedagógicos. Narrativa Contemporânea Contos, novelas, narrativas de aventuras e mistério estão entre os géneros mais característicos da Literatura para crianças e jovens. O conto moderno surge como uma reinvenção do maravilhoso sem recorrer necessariamente à tradição oral (podendo integrar motivos tradicionais) tem regra geral uma narrativa pouco extensa com personagens pouco complexas e uma ação mais concentrada. Curta e sem estrutura complicada é também a novela para os mais novos, com caráter formativo ao fornecer-lhes um olhar sobre o real. A narrativa contemporânea faz, pois, uma leitura projetiva do eu leitor, recorrendo a personagens próximas do universo infantil e juvenil, ou seja, representando o real. Este tipo de obras facilita a interiorização do eu e a inserção social. Narrativa Tradicional A Literatura Tradicional é muito rica, uma grande parte com origem indeterminada, baseada na transmissão oral que se tem perpetuado ao longo dos séculos. Faz parte da nossa memória coletiva como recriação simbólica do quotidiano. Está indicada para diversos níveis de escolaridade, desde o pré-escolar ao secundário e possui um grande potencial pedagógico. Na Literatura Tradicional encontram-se várias formas, tanto narrativas em prosa ou em verso (mitos e lendas, contos, anedotas, fábulas...), como líricas ou outras (canções populares, adivinhas, trava-línguas, lengalengas, provérbios...), que serão abordadas no separador "Poesia". De destacar o papel socializador e linguístico que a literatura oral tem, bem como o seu valor literário, cultural e lúdico. Poesia A poesia caracteriza-se por uma riqueza discursiva, variedade formal e amplitude temática que deve ser "oferecida" também aos mais novos. Distingue-se em três grandes grupos - lírica, narrativa e lúdica - sendo que todos eles representam um papel importante nas leituras para a infância e juventude, tanto ao nível da expressão de sentimentos, dos sentidos, da objetividade e do reforço do poder da comunicação sonora. Este caráter lúdico da linguagem deve ser explorado logo a partir do pré-escolar Texto Dramático Caracteriza-se pela apresentação de dois tipos de discurso (o diálogo e as indicações cénicas, sendo este último um texto não dito quando representado) e ausência de narrador enquanto entidade estruturante e organizadora da ação narrada. O texto dramático possibilita o contacto com diversas conceções da realidade, pondo ênfase nas personagens. Distingue-se de texto teatral por este se consubstanciar no espetáculo teatral e não no literário. Em termos formais recorre com frequência ao verso rimado (determinadas falas, canções, etc.). As personagens estão fortemente conotadas com o universo infantil, seja através de personagens-criança ou da presença animal. BIBLIOGRAFIA: BASTOS, Glória (1999), Literatura Infantil e Juvenil, Lisboa, Universidade Aberta.
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