Tanto a investigação como a prática mostram que as crianças desenvolvem diferentes conhecimentos sobre a linguagem escrita, mesmo antes de, formalmente, estes lhes serem ensinados Isto decorre do facto de as crianças interagirem, mesmo em contextos informais, com outras crianças e adultos que utilizam a escrita, e de serem aprendizes activos, que constroem conhecimentos sobre o mundo, à medida que exploram o meio envolvente e reflectem sobre as suas explorações. As interacções com a escrita, mediadas por adultos e outras crianças, têm um grande impacto no desenvolvimento das concepções e dos conhecimentos de que as crianças seapropriam sobre a linguagem escrita. Falemos sobre a sua funcionalidade e apropriação. Ambientes de aprendizagem promotores de uma apreensão da funcionalidade
Ambientes de aprendizagem promotores da apropriação da escrita
Excertos de trabalhos publicados em "À DESCOBERTA DA ESCRITA: TEXTOS DE APOIO PARA EDUCADORES DE INFÂNCIA", editado pelo Ministério da Educação - Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, da autoria de Lourdes Mata (2008). Disponível em: http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/778/A_Descoberta_da_Escrita.pdf
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |