As sugestões que se apresentam procuram ser um apoio à planificação do trabalho a desenvolver no 1º Ciclo do Ensino Básico Selecionaram-se um conjunto de atividades que poderão contribuir para o desenvolvimento dos diferentes tipos de trabalho de acordo com estas orientações programáticas. Os exemplos apresentados constituem-se como indicadores, não esgotando as possibilidades que se colocam aos professores, às escolas e comunidades de encontrarem outras formulações. A preocupação subjacente a cada actividade centra-se numa questão específica do fenómeno musical, a sua ligação com o desenvolvimento da audição, de práticas vocais e instrumentais, de práticas de experimentação e criação musical, bem como a interligação com outras artes e áreas do saber. Exemplos de actividades a realizar Prática Vocal (a voz, o canto, as práticas corais): desenvolvimento de competências em torno da utilização da voz e da interpretação da música vocal; Prática Instrumental (a música e os instrumentos tradicionais): desenvolvimento de competências em torno da utilização de instrumentos tradicionais e da interpretação de música instrumental e vocal tradicional; Histórias com música (perceção e expressão musical): audição, interpretação e criação de música com caráter descritivo e programático; A música teatral (música, movimento e drama): interpretação e/ou criação de um espetáculo músico-teatral que interligue a música e outras formas de arte e tecnologias. Os modos de operacionalização de cada atividade pressupõem uma interligação entre diferentes pressupostos, conceitos, vocabulários e práticas. As temáticas poderão ser desenvolvidas através de sub-temas que melhor se enquadrem no desenvolvimento cognitivo, físico-motor e musical dos diferentes contextos onde as crianças se inserem e de acordo com os objetivos gerais e as metas a atingir. O nível de aprofundamento de cada tema deverá estar de acordo com os desenvolvimentos e preparação das crianças. No final de cada actividade a apresentação pública do trabalho também deverá constituir um procedimento natural e normal no âmbito da aprendizagem de uma arte performativa como é a música. Esta apresentação poderá decorrer na sala de aula, no interior da escola ou noutros espaços existentes na comunidade onde a escola se insere. De preferência deverá ser apresentado em diferentes espaços. Cada actividade está organizada em torno de sete domínios estruturantes do trabalho a desenvolver. O primeiro, Pressupostos da actividade, refere-se aos aspectos considerados essenciais que, sob o ponto de vista musical, deverão ser desenvolvidos ao longo do trabalho, devidamente articulados e com níveis de complexidade diferenciados. O segundo, Objetivos de aprendizagem, está relacionado com o que é que a criança deve aprender ao longo do trabalho. O terceiro, Aprendizagens a desenvolver, compreende alguns exemplos de aprendizagens que a criança deve desenvolver. Os exemplos utilizados são indicativos das possibilidades de trabalho não esgotando contudo as possibilidades existentes e que se devem adequar aos diferentes contextos e temáticas. O quarto, Enriquecimento das aprendizagens, apresenta algumas sugestões para os docentes e as crianças desenvolverem o trabalho no decurso da actividade. Estas sugestões devem ser realizadas, adaptadas e aprofundadas de acordo com os diferentes contextos educativos, sociais e culturais. O quinto, Vocabulário musical, está relacionado com o conjunto de conceitos, códigos, convenções e terminologias específicas que são necessárias mobilizar e contextualizar de acordo com os diferentes tipos de música a interpretar e/ou a criar. O vocabulário apresentado deve ser visto como um indicador dos diferentes tipos de conceitos a desenvolver. O sexto, Recursos, diz respeito às diferentes possibilidades que o docente e a criança têm para desenvolver o trabalho que se propõe. Recursos entendidos de uma forma abrangente e que se encontram disponíveis na sala de aula, na escola/comunidade e na Internet. Por último, o sétimo domínio, Competências a adquirir, refere-se aos diferentes pontos de chegada das aprendizagens da criança. O pressuposto é que todas as crianças conseguem desenvolver competências no domínio musical, embora em patamares diferenciados. Ou seja, todas as crianças podem desenvolver o mesmo tipo de competência. A diferenciação situa-se nos diferentes níveis de aprofundamento alcançados. Prática vocal voz, canto e práticas corais Pressupostos da atividade Esta atividade está centrada no desenvolvimento de competências nos domínios da voz e do canto bem como na interpretação de diferentes tipos de música a uma ou mais vozes. Por outro lado, possibilita o desenvolvimento de outro tipo de competências essenciais relacionadas com a perceção e discriminação auditiva, a memória e a leitura musical. Objectivos de aprendizagem Ao longo do trabalho a criança deve aprender: • a cantar com consciência da pulsação, com sentido rítmico, melódico e afinadamente; • a desenvolver o sentido da frase musical; • a interpretar, controlando aspetos relacionados com a agógica e a dinâmica; • a ouvir e a desenvolver a memória auditiva, memorizando padrões, sequências e canções; • a relacionar os sons e os símbolos que os representam. Aprendizagens a desenvolver Ao longo desta actividade as aprendizagens a desenvolver pela criança incluem: • a utilização da voz para produzir diferentes efeitos sonoros para ilustrar, p. ex., histórias, poemas; • a interpretação de canções com géneros, estilos e temáticas diferentes; • a interpretação de canções em diferentes tonalidades, modos e outras organizações sonoras; • a compreensão do papel do silêncio na música; • a prática monódica e polifónica. Enriquecimento das aprendizagens Os processos de aprendizagem podem ser enriquecidos através: • da assistência a concertos dados por diferentes grupos em que a voz tem participação ativa; • do convite a cantores para irem à escola de modo a partilhar informação sobre diferentes técnicas vocais; • da criação de um grupo vocal na escola; • da realização de concertos na escola e na comunidade. Vocabulário musical No decurso do trabalho a criança compreenderá, utilizará e desenvolverá vocabulário apropriado relacionado com: • a utilização da voz ; • postura, respiração, dicção e outras técnicas vocais; • conceitos, códigos e convenções; • a função da voz em diferentes contextos. Recursos a utilizar Os recursos para esta atividade podem incluir: • canções, obras corais, poesias, contos; lengalengas, trava-línguas, documentários; • tecnologias – programas de computador para manipular a voz, gravadores, vídeo; • repertório – p. ex., O Natal do Anjinho Dorminhoco, Constança Capdeville; O Ratinho Ra-Tu-Di, Fernando Correia de Oliveira; As cançõezinhas da Tila, Fernando Lopes Graça; Cinco Cantigas de Bichos e Sete Cantigas de Bichos, Sérgio Azevedo; Guia Prático, Heitor Villa-Lobos. Competências a adquirir No final do trabalho desta atividade a criança: • utiliza a sua voz com controlo e afinadamente; • reconhece as dimensões de uma frase musical; • canta com sentido de pulsação e controlo rítmico e melódico • canta sozinha e em grupo, a uma ou mais vozes com expressão; • memoriza frases musicais e canções; • relaciona os sons e os símbolos que os representam; • identifica canções de diferentes estilos e culturas musicais. Prática instrumental: a música e os instrumentos tradicionais Pressupostos da atividade Esta atividade está centrada no desenvolvimento de competências no domínio da prática instrumental de instrumentos populares portugueses bem como na interpretação e identificação de diferentes tipos de música portuguesa tradicional. Possibilita ainda o desenvolvimento de outras competências relacionadas com a perceção e discriminação auditiva, a memória e a leitura musical. Objectivos de aprendizagem Ao longo das actividades a criança deve aprender: • a identificar e caracterizar diferentes tipos de instrumentos tradicionais portugueses; • a desenvolver técnicas de execução melódica e harmónica; • a tocar diferentes tipos de instrumentos e de reportório, individualmente e coletivamente; • a desenvolver técnicas simples de harmonização; • a reconhecer a diversidade do panorama musical de tradição oral; • a conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da recolha e divulgação de música de tradição oral. Aprendizagens a desenvolver As aprendizagens a desenvolver pela criança compreendem: • a manipulação e utilização de diferentes técnicas instrumentais (p. ex. rasgado, dedilhado); • a interpretação de diferentes músicas tradicionais; • a audição e a análise de música tradicional; • a harmonização de melodias tradicionais; • a apresentação pública do trabalho realizado. Enriquecimento das aprendizagens Os processos de aprendizagem podem ser enriquecidos através: • da assistência a espectáculos de música de tradicional; • do convite a músicos e grupos para tocarem na escola; • da visita a museus, associações e outras instituições relacionadas com a cultura tradicional; • da realização de intercâmbios com grupos de outras escolas. Vocabulário musical No decurso das atividades a criança compreenderá, utilizará e desenvolverá vocabulário apropriado relacionado com: • as diferentes técnicas instrumentais; • conceitos, códigos e convenções; • a função dos instrumentos tradicionais em diferentes contextos. Recursos a utilizar Os recursos para esta atividade podem incluir: • convite a músicos amadores para tocarem na escola, visionamento de documentários e filmes, leitura de contos tradicionais; • instrumentos – p. ex. cavaquinho, braguesa, viola de arame. • repertório – p. ex. A Canção Popular Portuguesa de Fernando Lopes Graça; Cancioneiro Popular Português, Michel Giacometti. Competências a adquirir No final das atividades a criança: • utiliza técnicas instrumentais simples; • interpreta diferentes tipos de música tradicional; • harmoniza canções e melodias tradicionais; • conhece instrumentos e repertório tradicional de diferentes zonas do país. Histórias com Música: percepção e expressão musical Pressupostos da atividade Esta atividade centra-se no desenvolvimento de competências nos domínios da audição, interpretação e composição com obras musicais com características descritivas e programáticas. Objectivos de aprendizagem Ao longo do trabalho a criança deve aprender: • a ouvir identificando as qualidades musicais do som; • a combinar alturas, durações, dinâmicas, tempos e texturas para descrever determinados tipos de situações; • a interpretar peças musicais diferenciadas seguindo com rigor as indicações expressas; • a compor pequenas peças musicais, vocais e instrumentais, utilizando diferentes tipos de pressupostos, musicais e não musicais. Aprendizagens a desenvolver As atividades de aprendizagem a desenvolver pela criança ao longo deste atividade compreendem: • escuta musical ativa incluindo perceção e expressão; • a utilização de sons de modo mais estruturado e expressivo; • a exploração e combinação de diferentes tipos de instrumentos para produzir determinados efeitos; • a manipulação dos símbolos, convencionais e não convencionais, como suporte ao desenvolvimento das ideias musicais; • a gravação das interpretações e composições para análise, discussão e avaliação utilizando vocabulário apropriado; • a apresentação pública, na escola e/ou comunidade, do trabalho realizado. Enriquecimento das aprendizagens Os processos de aprendizagem desta atividade podem ser enriquecidos através: • da utilização de vocabulário diferenciado para descrever e analisar a música; • da assistência a concertos e o convite a músicos e grupos musicais para tocarem na escola; • da visita a exposições de pintura, visualização de filmes e documentários; • do convite a compositores para escreverem música a partir de uma pintura, poema utilizado na turma; • do convite a outros artistas, p. ex., pintores e escritores, dramaturgos, para pintarem e escreverem a partir das músicas da turma. Vocabulário musical No decurso do trabalho a criança compreenderá, utilizará e desenvolverá vocabulário apropriado relacionado com: • conceitos, códigos, convenções. Recursos a utilizar Os recursos para esta atividade incluem: • pontos de partida – animais, tempo, pinturas, poemas, histórias, sentimentos, música; • fontes sonoras – voz, instrumentos musicais de altura definida e indefinida; • repertório – p. ex, Jogos de crianças de G. Bizet; História de Babar de F. Poulenc ; Fernando de Alan Ridout; Vlatava, B. Smetana; Álbum para a Juventude de P. Tchaikowsky; Catálogo dos Pássaros, Olivier Messsiaen; O Livro de Maria Fredericade Frederico de Freitas. Competências a adquirir No final do trabalho deste atividade a criança: • identifica características descritivas na música e em outras formas de arte; • reconhece como é que os diferentes parâmetros musicais são utilizados e combinados para a descrição de situações diversificadas; • seleciona instrumentos para criar sons e texturas diferenciadas; • compõe e interpreta música, em grupos de dimensão variável, para descrever determinadas pinturas, histórias ou ideias. Música teatral: música, movimento e drama Pressupostos da atividade Esta atividade centra-se no desenvolvimento de competências no campo da audição, interpretação e criação de obras musicais que interliguem música, movimento, drama, artes plásticas e literatura. Ao longo desta atividade, a criança aprende a interligar diferentes formas de arte, a produzir e a realizar e interpretar um espectáculo músico-teatral. O trabalho final pode resultar da criação de material original composto e interpretado pela turma e/ou escola, pela colaboração com compositores ou pela interpretação de uma obra pré-existente em parceria com outras instituições. Objectivos de aprendizagem Ao longo do trabalho a criança deve aprender: • a identificar as diferentes componentes de um espetáculo músico-teatral; • a integrar sons, ideias, palavras, imagens, movimento e drama na criação de um espetáculo músico-teatral; • a interpretar uma obra musical que interligue as várias dimensões; • a realizar, produzir e apresentar publicamente um espetáculo. Aprendizagens a desenvolver As actividades de aprendizagem a desenvolver pela criança ao longo deste atividade compreendem: • a visualização e comentários de óperas para crianças; • a criação de uma peça musical que interligue música, movimento e drama; • a realização plástica de um espetáculo; • a produção e difusão de um espetáculo. Enriquecimento das aprendizagens Os processos de aprendizagem desta atividade podem ser enriquecidos através: • da assistência a espetáculos músico-teatrais que promovam a perceção da forma como a música, movimento e drama são utilizados em conjunto; • do convite a compositores para criarem obras que articulem a teatralização musical; • do convite a grupos de dança, música, teatro, dança para apresentação de espetáculos na escola e conversarem acerca dos diferentes modos como se concebe, realiza, produz e apresenta um espetáculo; • da colaboração com outras escolas de música para a realização de um espetáculo músico-teatral. Vocabulário musical No decurso do trabalho a criança compreenderá, utilizará e desenvolverá vocabulário apropriado relacionado com: • teatro musical. Recursos a utilizar Os recursos para esta actividade incluem: • pontos de partida – palavras, imagens, óperas, espectáculos de teatro musical; • fontes sonoras – instrumentos musicais acústicos, electrónicos, existentes na sala de aula ou das próprias crianças; • tecnologias – computadores, gravadores, vídeos; • repertório – p. ex. Let’s Make an Opera, Benjamin Britten; A Floresta, Eurico Carrapatoso; Hensel und Gretel, Engelbert Humperdinck; A Donzela Guerreira, Maria de Lourdes Martins; The Two Fiddlers, Peter Maxwell Davies. Competências a adquirir No final do trabalho deste actividade a criança: • combina de sons, narração, movimento e teatralização musical; • compreende as diferentes dimensões que compõem um espetáculo músico-teatral; • reconhece diferentes tipos de espetáculo músico-teatrais de épocas, estilos e culturas; • identifica as características de diferentes espetáculos no âmbito das artes performativas e visuais; • canta, toca e representa com precisão musical e dramática. Excerto de trabalho publicado em "ENSINO DA MÚSICA - ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS - 1º CICLO ENSINO BÁSICO", editado pelo Ministério da Educação - Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, da autoria de António Ângelo Vasconcelos (2006). Disponível em: http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/601/orientacoes_programaticas_musica.pdf
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