Muitos são os pais que se perguntam o que fazer com o filho com dificuldades de coordenação motora. A verdade é que existem crianças que a certa fase do seu desenvolvimento começam a evidenciar algumas dificuldades. O que acontece é que muitas das vezes essas dificuldades têm um impacte nas atividades académicas (manusear o lápis, escrever, aulas de ginástica) e também nas atividades da vida diária (ex. vestir, calçar, etc) e os pais começam a ficar preocupados e sem saber muito bem o que pensar e fazer para ajudar o seu filho. E, com o passar do tempo, a criança vai crescendo e tal como as exigências funcionais em casa, na escola e na comunidade vão aumentando…também as dificuldades! Muitas vezes ouvimos expressões como “o meu filho é muito desajeitado”, “é trapalhão a vestir-se”, “parece que não consegue estar sentado à mesa sem deitar tudo ao chão” e na realidade é mesmo isso que acontece nas crianças com dificuldades na coordenação. SINAIS Existem alguns sinais que deve estar atento e que poderão indicar dificuldades do seu filho ao nível da coordenação: O QUE POSSO FAZER?
1. Esteja atento · Observe o seu filho e tente perceber se as dificuldades motoras têm impacte em casa (atividades da vida diária); · Comunique com a escola e perceba se essas dificuldades também se verificam na escola e se estão a prejudicar o desempenho académico do seu filho. 2. Brinque com o seu filho, promovendo atividades lúdicas mas com uma componente mais motora · Atividades de motricidade global - Correr, saltar, subir e descer escadas, trepar; - Atirar e receber bola com as mãos e chutar; - Imitar (ex: animais - caranguejo, sapo, elefante; super heróis - homem aranha, power ranger, etc); · Atividades de motricidade fina - Desenhar livremente, desenhar figura humana, desenhar casa; - Pintar dentro de contornos; - Modelar plasticina (apertar, esticar, fazer formas, esconder objetos pequenos tais como feijões ou missangas na plasticina); - Recortar (linhas, círculos, várias formas); - Atividades com pinças (ex. passar berlindes de um sítio para o outro com uma pinça); - Actividades com molas (ex. montar sequências de imagens colocadas em molas numa corda). 3. Procure ajuda - Fale com o pediatra do seu filho explicando as dificuldades de coordenação do seu filho; - Procure um terapeuta Ocupacional. O que o Terapeuta Ocupacional irá fazer? 1. Avaliar as dificuldades nas competências motoras (e outras áreas) bem como o seu impacte nas atividades académicas e nas actividades da vida diária; 2. Desenhar um plano que pode incluir: · O desenvolvimento das competências motoras (e outras áreas) através de jogos/atividades terapêuticas. · Treinar o desempenho das várias atividades da vida diária (autocuidados, brincar, aprendizagem); · Aconselhar mudanças no ambiente ou equipamento que facilitem realização das atividades; · Aconselhar pais e professores. Saber mais Missiuna, C., Rivard, L. & Pollock, N. (2011). DCD - CanChild Centre for Childhood Disability Research. Canadá: McMaster University. - Ayres, J (2005). Sensory integration and the child: understanding hidden sensory challenges. USA: WPS. http://www.dyspraxiafoundation.org.uk/about-dyspraxia/ -http://www.aota.org/-/media/Corporate/Files/AboutOT/Professionals/WhatIsOT/CY/Fact-Sheets/Children%20and%20Youth%20fact%20sheet.pdf
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